Telediagnóstico

O que é

Ação que utiliza as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a realização de serviços de apoio ao diagnóstico, como a avaliação de exames à distância, contribuindo para o diagnóstico de doenças potencialmente tratáveis na APS ou rastrear doenças cujo diagnóstico precoce reduza o tempo para tratamento e traga benefício para a saúde da população. A execução do exame ocorre no âmbito da Atenção Primária à Saúde e tem a análise ou laudo realizados à distância, sem a necessidade da presença do médico especialista no momento da execução do exame. Pode ser realizado de forma assíncrona (armazenar e enviar) ou síncrona (tempo real), dependendo do objetivo do exame realizado.

 
Telediagnóstico em eletrocardiograma (Tele-ECG)

Ocorre por meio da parceria do Paraná com o Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde novembro de 2021. Essa parceria é mediada pela Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD,) do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (https://pntd.telessaude.ufrn.br/ptd).

logo_centro_de_telessaude_hosp_clinicas_ufmg

Trata-se da emissão de laudos de Eletrocardiogramas (ECG) em até 2 horas para casos eletivos e em até 10 minutos para casos de urgência e emergência. Os exames são executados por profissionais de saúde capacitados nos pontos de telessaúde (serviços de saúde indicados pelo gestor municipal) e transmitidos à Minas Gerais.

No Paraná, as ações ocorrem nos 7 municípios da 1ª Região de Saúde, em 20 serviços de saúde vinculados à ONTD promovida pelo Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais.

mapa_regional_paranagua

 

telecardiologia

• Manual de Telecardiologia

• Orientações de Informática na Telecardiologia
  (Requisitos Mínimos para Instalação ECG-NII)

• Eletrocardiógrafos homologados para o sistema de Telediagnóstico ECG

 

 
Telediagnóstico em dermatologia

Ocorre por meio da parceria do Paraná com o Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde maio de 2022. Essa parceria é mediada pela Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD,) do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (https://pntd.telessaude.ufrn.br/ptd).

Marcas-Telessaude-e-servicos-01-300x230

Trata-se da emissão de laudos de lesões de pele (emitidas com o auxílio do dermatoscópio) em até 72 horas. Os exames são executados por profissionais de saúde capacitados nos pontos de telessaúde (serviços de saúde indicados pelo gestor municipal) e transmitidos à Santa Catarina.

 

No Paraná, as ações ocorrem na 1ª Região de Saúde, em 2 serviços de saúde vinculados à ONTD promovida pelo Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina. Em dezembro de 2021, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, publicou a RESOLUÇÃO SESA Nº 1097/2021 que habilitou os 7 municípios da 1ª Região de Saúde a pleitearem adesão ao recurso de Incentivo Financeiro de Investimento para aquisição do dermatoscópio.

mapa_regional_paranagua

 

As lesões de pele são fotografadas preferencialmente no âmbito da APS, com o auxílio do dermatoscópio (aumenta a qualidade da imagem e possibilita realizar a análise diferencial de lesões malignas), e avaliadas pelo especialista via plataforma, com resposta assíncrona (em até 72 horas) e classificadas em 5 níveis:

 1. VERMELHO: Quadro agudo, onde o usuário deve ser encaminhado para atendimento de Urgência e Emergência (PA, UPA ou hospital), sem critério para atendimento ambulatorial especializado no momento. Exemplos: Dermatoses generalizadas e agudas, infecciosas graves ou reações hansênicas graves.

 2. AMARELO: O usuário deve ser encaminhado com PRIORIDADE para atendimento ambulatorial especializado em dermatologia. Critérios para priorização definidos no manual de teledermatologia da UFSC. a) LAUDO GRAVE: Lesão altamente sugestiva de Câncer de pele Melanoma, sendo necessário o encaminhamento priorizado para a referência de oncologia.

 3. VERDE: O usuário deve ser encaminhado para atendimento ambulatorial especializado, para avaliação de dermatologia geral, pediátrica, para cirurgia (dermatológica ou ambulatorial) ou a outras especialidades. Critérios para encaminhamento definidos no manual de teledermatologia da UFSC.

 4. AZUL: O usuário sem critério para atendimento ambulatorial especializado no momento, deve ser manejado no âmbito da APS, conforme conduta clínica sugerida pelo teleconsultor especialista. Critérios para definir e orientar a conduta na APS: Manual de protocolos de conduta de doenças dermatológicas na Atenção Básica de Saúde.

 5. BRANCO: A lesão de pele apresentada pelo usuário e fotografada pela APS que não necessita de acompanhamento pela APS ou de avaliação na atenção ambulatorial especializada, por se tratar de lesão benigna de pele. A lesão é avaliada pelo especialista, com a orientação ao profissional e usuário que em caso de modificação da lesão atual ou surgimento de novas lesões deve procurar a Unidade de Saúde para reavaliação e repetição deste exame. 

 

 

teledermatologia

 

MANUAL DE TELEDERMATOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA, 2023

MANUAL DE REALIZAÇÃO DE EXAMES DERMATOLÓGICOS - UFSC, 2019

FICHA DE SOLICITAÇÃO - UFSC, 2019 - UFSC, 2019

MANUAL TELEDERMATOLOGIA: MÉDICO SOLICITANTE - UFSC, 2022

MANUAL TELEDERMATOLOGIA: TÉCNICO - UFSC, 2022

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RISCO - UFSC, 2019

COMPLEMENTO DE LAUDO – CLASSIFICAÇÃO DE RISCO AMARELA - UFSC, 2019

PROTOCOLOS DE CONDUTA CLÍNICA DE DOENÇAS DERMATOLÓGICAS NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE - UFSC, 2019

TELEDERMATOLOGIA - COMO IMPLEMENTAR

 
Telediagnóstico em espirometria (Tele-espirometria)

Ocorre por meio da parceria do Paraná com o Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa parceria faz parte do projeto “Tele-espirometria para suporte ao atendimento de doenças pulmonares crônicas na Atenção Primária à Saúde” do Ministério da Saúde, apresentada aos estados da federação em dezembro de 2021.

logo_centro_de_telessaude_hosp_clinicas_ufmg

Trata-se da emissão de laudos de espirometria em até 72 horas. Os exames são executados por profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde e transmitidos à Minas Gerais. Os municípios elegíveis para a estratégia foram indicados pelo Ministério da Saúde com base nos seguintes critérios: Índice de vulnerabilidade social (IVS), nº da população, Indicador Sintético Final (ISF) do Previne Brasil, utilização de prontuário eletrônico, internação por DPOC e asma e mortalidade por Covid-19. Para maiores informações, acessar o endereço eletrônico: https://telessaude.hc.ufmg.br/projeto/espirometria/ 

 

No Paraná, a Tele-espirometria ocorre em 11 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde, conforme critérios já citados acima.

matriz_swot_dos_cp_1

 

APRESENTAÇÃO DO TREINAMENTO PRESENCIAL - Núcleo de Telessaúde da UFMG, 2022

PROTOCOLO TELE-ESPIROMETRIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022

 
Telediagnóstico em estomatologia

Em breve maiores informações.