Ações de Telessaúde

As ações do Telessaúde Paraná disponíveis aos profissionais de saúde do SUS no estado são:

 

• Teleconsultoria: ação registrada e realizada entre profissionais de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho em saúde, podendo ser em tempo real ou por meio de mensagens off-line. Podem ocorrer de forma assíncrona, quando a interação entre os participantes não ocorre em tempo real, com um tempo previamente determinado para uma devolutiva da demanda; ou síncrona, quando a interação entre os participantes ocorre em tempo real, por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, proporcionando uma experiência que mais se assemelha a situações face a face.

Clique aqui para acessar as ações de teleconsultoria disponíveis no Telessaúde Paraná

 

• Telediagnóstico: utiliza as TDICs para a realização de serviços de apoio ao diagnóstico, como a avaliação de exames à distância, contribuindo para o diagnóstico de doenças potencialmente tratáveis na APS ou rastrear doenças cujo diagnóstico precoce reduza o tempo para tratamento e traga benefício para a saúde da população. A execução do exame ocorre no âmbito da APS e tem a análise ou laudo realizados à distância, sem a necessidade da presença do médico especialista no momento da execução do exame. Pode ser realizado de forma assíncrona (armazenar e enviar) ou síncrona (tempo real), dependendo do objetivo do exame realizado.

Clique aqui para acessar as ações de telediagnóstico disponíveis no Telessaúde Paraná

 

• Segunda Opinião Formativa: ação que promove resposta sistematizada, construída com base nas melhores evidências científicas e clínicas às perguntas originadas das teleconsultorias, e selecionadas a partir de critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do SUS.

Clique aqui para acessar as ações de Segunda Opinião Formativa disponíveis no Telessaúde Paraná

 

• Tele-educação: possibilita a aprendizagem interativa sobre temas relacionados à saúde, ministrados a distância por meio de TDICs, com foco na educação permanente dos profissionais de saúde.

Clique aqui para acessar as ações de Tele-educação promovidas pelo Telessaúde Paraná (Escola de Saúde Pública do Paraná)

 

A gestão das ações de Telessaúde são realizadas pela Coordenação Estadual e pelo Núcleo Estadual de Telessaúde no âmbito do SUS do Paraná, e ofertadas pelas instituições parceiras, como o Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais e de Santa Catarina