Teleconsultoria

O que é

Ação registrada e realizada entre profissionais de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho em saúde, podendo ser em tempo real ou por meio de mensagens off-line. Podem ocorrer de forma assíncrona, quando a interação entre os participantes não ocorre em tempo real, com um tempo previamente determinado para uma devolutiva da demanda; ou síncrona, quando a interação entre os participantes ocorre em tempo real, por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, proporcionando uma experiência que mais se assemelha a situações face a face.

 

 
Teleconsultoria em dermatologia

Ocorre por meio da parceria do Paraná com o Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde maio de 2022.

Marcas-Telessaude-e-servicos-01-300x230

Os profissionais médicos da Atenção Primária à Saúde poderão cadastrar na plataforma do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) dúvidas clínicas para manejo de usuários com queixas relacionadas a pele e seus anexos (unhas, cabelos, pelo, glândulas sudoríparas e sebáceas). O teleconsultor do Núcleo de Telessaúde responderá o solicitado em até 72 horas, com recomendações em relação às condutas terapêuticas para cada caso, baseadas nas melhores evidências científicas. No Paraná, as ações ocorrem na 1ª Região de Saúde, disponíveis aos 7 municípios da região litorânea.

 

Link da STT: https://stt.telessaude.ufsc.br/ontd/

 

 
Teleconsultoria em pneumologia

Ocorre por meio da parceria do Paraná com o Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa parceria faz parte do projeto “Tele-espirometria para suporte ao atendimento de doenças pulmonares crônicas na Atenção Primária à Saúde” do Ministério da Saúde, apresentada aos estados da federação em dezembro de 2021.

logo_centro_de_telessaude_hosp_clinicas_ufmg

No Paraná, a teleconsultoria em pneumologia ocorre em 11 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde, conforme os seguintes critérios: Índice de vulnerabilidade social (IVS), nº da população, Indicador Sintético Final (ISF) do Previne Brasil, utilização de prontuário eletrônico, internação por DPOC e asma e mortalidade por Covid-19. Para maiores informações, acessar o endereço eletrônico: https://telessaude.hc.ufmg.br/projeto/espirometria/.

Os profissionais médicos da Atenção Primária à Saúde poderão cadastrar no sistema da UFMG as dúvidas clínicas para manejo de usuários com queixas relacionadas a pneumologia. O teleconsultor do Núcleo de Telessaúde responderá o solicitado em até 72 horas, com recomendações em relação às condutas terapêuticas para cada caso, baseadas nas melhores evidências científicas.

 

teleconsultoria-em-pneulogia

 

 
Teleconsultoria em oncologia
logo-abrale

 

Ocorre por meio da parceria do Paraná com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), por meio do projeto “Onco interconsultoria para a APS”, desde setembro de 2022. A Abrale oferece teleconsultorias especializadas para os profissionais médicos de forma gratuita e pré-agendada, com o objetivo de esclarecer dúvidas clínicas e apoiar nas condutas relacionadas a área. No Paraná, a teleconsultoria em oncologia está disponível para os 07 municípios da 1ª Região de Saúde de Paranaguá.

 

Acesso a plataforma para cadastro de teleconsultoria: https://telemedicina.app/abrale/login

onco-teleinterconsulta-200x130

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Teleconsultoria em estomatologia

Em breve maiores informações.